A campanha “Vacine Já” chega a segunda edição com a vacinação contra a Covid-19, nesta sexta-feira (20) e sábado (21), das 13h às 19h, em Shoppings da zona norte de Manaus. As doses disponíveis dos imunizantes são para quem tem 18 anos ou mais. A vacina para menores dessa idade está disponível nos postos de vacinação da prefeitura de Manaus.
Estarão disponíveis todas as doses para atualizar o esquema vacinal, incluindo 1ª dose, 2ª dose, 1ª Dose de Reforço (conhecida como 3ª dose), 2ª Dose de Reforço (conhecida como 4ª dose) e a Dose Adicional para pessoas como doenças de imunossupressão (conhecida como 5ª dose). Para tomar as vacinas de reforço, é necessário ter tomado a 2ª dose há, pelo menos, quatro meses.
A iniciativa é uma realização da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus). A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim disse que pretendem realmente ‘vacinar já’ os maiores de 18 anos que estiverem com o esquema vacinal desatualizado. A vacinação nos shoppings é uma atividade a mais para chegar até aqueles que não conseguiram se vacinar.
O subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho, destaca que a vacinação em locais e horários alternativos é uma forma de incentivar a população a iniciar ou completar o esquema vacinal contra a Covid-19.
“Mesmo com as unidades básicas de saúde vacinando de segunda à sábado, temos, em Manaus, mais de 600 mil pessoas atrasadas com a terceira dose e mais de 400 mil que ainda não foram tomar a quarta dose. Então, ações pontuais, como essa, chamam a atenção da população e podem ajudar na facilitação do acesso ao imunizante”, ressalta o subsecretário.
Shoppings
A parceria entre o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus com a iniciativa privada possibilita a realização da campanha. O presidente da CDL Manaus, Ralph Baraúna Assayag destacou que essa é uma parceria da CDL com a FVS que conta com o apoio do comércio de Manaus.
“Iremos levar a Fundação de Vigilância em Saúde para que possa fazer a vacinação daqueles que não tiverem atualizado o seu ciclo vacinal”.
Para os shoppings envolvidos na ação, participar da campanha é poder contribuir com as ações de controle da doença. A campanha é também oportunidade para os centros de compras fortalecerem a importância da vacinação entre os funcionários dos estabelecimentos.
Documentação
O interessado para a vacinação precisa apresentar documento de identificação com foto, CPF e Carteira Nacional do Serviço Único de Saúde (SUS). Para aqueles com o esquema atrasado devem portar também a carteira de vacinação para ser atualizada.
Postos de vacinação
Confira o endereço dos shoppings que funcionarão como postos de vacinação na segunda edição da campanha “Vacine já!”:
- Shopping Manaus Via Norte – Avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, 3.760, Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus;
- Sumaúma Park Shopping – Avenida Noel Nutels, 1.762, Cidade Nova, zona norte de Manaus.
‘Vacine já!’
A primeira edição da Campanha “Vacine já!” foi realizada nos dias 13 e 14 de janeiro com a aplicação de 2.726 doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas em seis supermercados de Manaus.
Unidades Básicas Municipais – 8h às 12h
Zona Norte
– Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul;
– USF Áugias Gadelha – Rua 15, s/nº, Cidade Nova I (a partir de seis meses de idade)
– USF Balbina Mestrinho – Rua Major Silvério J. Nery, nº 170, núcleo 3, Cidade Nova;
– USF Maj PM Sálvio Belota – Rua Samambaia, nº 786, Santa Etelvina;
Zona Sul
– USF Doutor José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores (a partir de seis meses de idade);
Zona Leste
– USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi (a partir de seis meses de idade);
– USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José Operário;
– USF Leonor Brilhante – Avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves;
Zona Oeste
– USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória (a partir de seis meses de idade);
– USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa I
Com informações da Assessoria
Fotos: Anne Alves/FVS-RCP
Leia também: