Teatro Amazonas ganha versão no metaverso e oferece experiência cultural e tecnológica

Um dos principais cartões-postais de Manaus, com 126 anos, o Teatro Amazonas esbanja beleza e cultura, são anos de história.. e já pensou poder andar nos corredores dessa casa de ópera sem sair de casa?!

Teatro Amazonas ganha versão no metaverso e oferece experiência cultural e tecnológica durante o período de féria

É através das telas que agora você pode conhecer o Teatro Amazonas, seja pelo celular ou computador, de qualquer lugar do mundo, basta ter acesso à internet para ter uma experiência completamente imersiva, e até poder conversar com outras pessoas, através do bate papo virtual. Como explica a diretora do Teatro, Sigrid Cetraro.

A novidade é chamada de metaverso, que oferece uma experiência 3D, com animação da cúpula e áudios explicativos, a plataforma também apresenta salas com Exposições da Amazonas Filarmônica, Festival de Ópera e um tour de 360 graus do Teatro.

De acordo com o secretário da pasta, Marcos Apolo Muniz, o teatro centenário proporciona uma nova experiência ao público e amplia o alcance, por meio da internet.

“O Teatro Amazonas agora está em uma nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual, de forma imersiva. Com essa exibição, conseguimos ampliar o alcance do público. Mais pessoas ao redor do mundo, pela internet, podem conferir a contribuição histórica, turística e cultural do Teatro Amazonas, além da sua beleza incomparável”, diz o secretário.

No Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), o visitante pode acessar o banner com o link do metaverso, em seguida escolher acessar pelo navegador ou baixando os aplicativos disponíveis para Android e IOS. Ao entrar no ambiente, o usuário preenche um apelido e o metaverso do teatro é apresentado com informações de navegação on-line. Na área externa do metaverso, a arquitetura conta com uma animação 3D da cúpula e áudio explicativo sobre a origem e composição, informações dos músicos do espaço cultural e decorações natalinas típicas de dezembro. A fachada também foi modelada em arte 3D e no local é possível observar detalhes arquitetônicos como seu teto, portas e colunas, próximas da realidade.

 

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar