Nessa sexta-feira, o ministro da Justiça, Flávio Dino, informou que a Força Nacional de Segurança Pública foi liberada para ações em dois estados brasileiros, um deles é o Amazonas. Os policiais continuarão dando apoio à Operação Arpão, de combate ao crime organizado, ao narcotráfico e aos crimes ambientais, na calha do Rio Negro e Solimões. No ano passado, a Força já havia sido liberada para essa operação. A aprovação ocorreu em junho de 2022, na época do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips.
É a primeira vez que Dino faz essa autorização depois de assumir a pasta no governo Lula. O programa da Força é uma cooperação da segurança pública no país, sob coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Polícias civis e militares e bombeiros compõem o grupo. A autorização do ministro contempla a ação: Operação Arpão, no Amazonas e a Terra Indígena Guarita, no Rio Grande do Sul. Força Nacional atua na Base Arpão, no Amazonas, desde sua inauguração, em 2020.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, em suas redes sociais, agradeceu o ministro Flavio Dino pelo apoio na Operação Arpão no estado, pois existe uma situação de conflito extremo devido aos crimes ambientais de narcotráfico que ocorrem nesses locais.
Agradeço ao ministro da Justiça e Segurança Pública, @FlavioDino, pela manutenção da Força Nacional na Base Arpão. A tropa auxilia nossas forças de segurança no combate ao narcotráfico e crimes ambientais na região do rio Solimões. https://t.co/3Zbvdvo0IP
— Wilson Lima (@wilsonlimaAM) January 6, 2023
O governador do Amazonas está em Brasília, em sua primeira visita desse ano reuniu-se com vários ministros e autoridades durante essa semana. Na agenda dos encontros, vários temas estiveram em pauta, como a ampliação do sinal da Rádio e Televisão Pública, implantação de internet em comunidades e ofertas de mais voos para o estado. O governador esteve com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ex-governador do Amapá e ex-presidente do Consórcio da Amazônia Legal, também indicado para o governo federal pelo União Brasil, partido de Wilson Lima.
Confira aqui a portaria de autorização da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Governo do Estado do Amazonas, publicada no Diário Oficial da União em julho de 2020:
Leia também: