O prefeito de Manaus, David Almeida, e o governador do Amazonas, Wilson Lima, assinam, nesta terça-feira, a Ordem de Serviço para o início das obras do complexo viário da bola do Produtor, na avenida Autaz Mirim, nas proximidades do bairro Jorge Teixeira, zona Leste.
Segundo David Almeida, o viaduto será a maior intervenção viária já realizada na cidade, juntando os anéis Leste e Sul, tendo 16 direções diferentes. O objetivo é garantir melhor fluidez no trânsito. A construção vai custar R$ 82,8 milhões aos cofres públicos.
A rotatória da bola do produtor fica na Avenida Autaz Mirim, entre o bairro Jorge Teixeira e a Avenida Camapuã. Segundo a prefeitura, as obras do viaduto devem iniciar no segundo semestre deste ano, com conclusão prevista para o mês de dezembro.
A obra será licitada no estilo de Regime Diferenciado de Contratações, onde a empresa Construtora Amazônidas vencedora da licitação para construção do Completo Viário da Bola do Produtor ficará responsável pela elaboração do projeto e pela execução da obra. Ao todo, serão 25 mil metros quadrados de construção.
Pelo projeto básico do viaduto sobre a Bola do Produtor, o complexo viário terá dois níveis. O primeiro, no sentido bairro-Centro da Avenida Autaz Mirim, o fluxo será direcionado sobre a rotatória, com conversão suspensa à esquerda, para a Avenida Itaúba. O segundo nível, no sentido Centro-bairro, também na Autaz Mirim, passara sobre a rotatória e também sobre o primeiro nível, com possibilidade de conversão suspensa à esquerda, para a Avenida Camapuã.
Outras duas obras viárias também estão definidas: a requalificação viária e implantação de passarela na Avenida Efigênio Salles e o complexo viário na interseção da Rua Barão do Rio Branco com a Avenida Governador José Lindoso (Parque das Laranjeiras).
O viaduto da Bola do Produtor foi anunciado pelo prefeito David Almeida (Avante) em 2021, na abertura dos trabalhos da CMM (Câmara Municipal de Manaus).
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar