As celebrações de fim de ano exigem alguns cuidados para preservar a saúde e, assim, evitar possíveis consequências negativas, seja do consumo em excesso de álcool ou de alimentação inadequada, por exemplo.
O subsecretário municipal de Gestão da Saúde da Semsa, médico Djalma Coelho, explica que em relação ao cuidado alimentar, é preciso se atentar com os pratos preparados em casa, é importante lavar bem as mãos e utensílios domésticos, e verificar o prazo de validade dos produtos. Tais medidas podem minimizar os riscos de consumir alimentos contaminados, e evitar que surjam casos de diarreia, dores abdominais ou outros agravos.
- Saúde Indígena: Ministro da Saúde Marcelo Queiroga entrega novos equipamentos para Manaus
- Menos de 60 crianças menores de 3 anos foram imunizadas contra a Covid-19, em Manaus
Álcool é uma substância inflamatória que prejudica a saúde e pode agravar problemas como a hipertensão. De acordo com Djalma, caso o cidadão opte por consumir, que seja de forma moderada. Além disso, as bebidas alcoólicas causam desidratação, então é preciso fazer o consumo de água, simultaneamente.
E em relação as reuniões para celebrar a chegada do novo ano, o uso de máscaras nas confraternizações é recomendado para idosos acima de 60 anos e pessoas que apresentem sintomas gripais, comuns nessa época do ano por conta do período chuvoso.
Caso apresente algum sintoma gripal após as festas de fim de ano, segundo Djalma, os usuários devem buscar uma das unidades que ofertam o teste rápido de Covid-19.