Doar sangue é um ato de amor ao próximo, e nesse período natalino, de fé e esperança, André Gonçalves já fez a parte dele.
‘’Sempre um Dezembro eu tiro um tempo vim doar, porque acho que pelo menos uma vez por ano é importante doar sangue, tanto para a nossa saúde, quanto para quem tá recebendo, eu me sinto bem fazendo isso,’’ destacou André Gonçalves.
Bom seria se todos tivessem a mesma atitude que André. O número de doações de sangue no início deste mês acendeu o sinal de alerta vermelho na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas. O hemocentro atingiu níveis extremamente críticos, onde o estoque registrou 204 bolsas de sangue disponíveis. A escassez é de 70%, o maior já registrado em 2022 e se compara aos momentos de pico da pandemia de covid-19 em 2020 e 2021.
- Com estoque crítico, Hemoam abrirá nos dias 24 e 31 de dezembro
- Projeto “Troco Solidário” adere à campanha Setembro Dourado
O período de férias, confraternizações de final de ano, refletem na escassez de doações voluntárias. Na primeira semana de dezembro, a média de doações registrou em pouco mais de 117 por dia, e para a regularização do estoque, são necessárias pelo menos 200 doações diárias, como explica a assistente social, Lia Santana.
”Bom, nesse período de final de ano nós temos algumas variáveis, principalmente as festas de finais de ano, confraternizações, festas de Natal, ano novo e também as pessoas viajam.. então a gente tem essa dificuldade, principalmente por causa dessas situações, e neste final de ano nós temos um estoque crítico dos tipos O positivo e todos os negativos, então nós temos tentado trabalhar de uma forma para atrair esse doador,’’ destaco a Assistente Social
De acordo com a unidade, esse período demanda maior da saída de sangue devido ao aumento de acidentes de trânsito, durante o fim de ano. Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar a partir de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, ter dormido pelo menos seis horas e estar bem alimentado. O Hemoam funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, nº 4397, Chapada.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar