Desde o dia 23 de novembro, a Prefeitura de Manaus começou a distribuir doses da vacina contra a covid-19 para evitar o desperdício, ação está sendo chamada de aproveita baby, é que atualmente a campanha em vigor, estabelece imunização para bebês de 6 meses, a crianças menores de 3 anos, com comorbidades.
Só que a procura em Manaus, está muito baixa, de um total de 2 mil e 88 crianças que devem ser imunizadas, somente 55 receberam a primeira dose, as equipes de saúde do município também estão com outras estratégias para aumentar a cobertura vacinal, como explica a Assessora Técnica da Subsecretaria Municipal de Gestão de Saúde, Aldenilza Souza.
“Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) vão identificar as crianças desse grupo que vivem no seu território, e vão agendar dia e horário para que elas sejam vacinadas nessas casinhas. Essas unidades não possuem salas de vacina, mas vamos mobilizar equipes nos dias agendados para oportunizar essa imunização”, conta.
- Manaus realiza ações de combate a violência obstétrica
- Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades Básicas de Saúde de grande porte em Manaus
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, das 55 crianças desse grupo imunizadas, nenhuma apresentou reação diferente daquelas que já podem acontecer em vacinas de rotina, isso é mais um motivo para sensibilizar os pais, com relação à segurança do imunizante.
Os responsáveis maiores de 18 anos precisam apresentar os seguintes documentos da criança com comorbidades: documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF, cartão de vacinação, e original e cópia do documento que comprove sua condição de saúde (laudo médico, receita ou carteira dos programas de saúde).
A vacinação contra a Covid-19 desse público é realizada de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, e aos sábados, de 8h às 12h, em quatro unidades de saúde: UBS Áugias Gadelha, na zona Norte; UBS José Rayol dos Santos, na zona Sul; UBS Deodato de Miranda Leão, na zona Oeste; e UBS Alfredo Campos, na zona Leste.
As crianças sem comorbidades também devem ser levadas por seus tutores, portando documento de identidade com foto ou certidão de nascimento e o cartão de vacina.