O complexo da Paróquia São Francisco das Chagas sediou a 3ª edição da Caravana Rio Mar Cultural – Arte e Social, neste sábado, 05 de novembro. Localizado no Bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul de Manaus, o espaço recebeu milhares de pessoas em busca de serviços e acesso a cultura e arte, de forma gratuita. A ação é realizada pela Fundação Rio Mar em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult.
De acordo com a diretora administrativa da Fundação Rio Mar, Francilma Grana, a caravana é um gesto concreto de cidadania por meio da oferta de formação cultural e atendimentos ao público.
“É muito gratificante estar aqui. A Fundação não faz nenhum trabalho sozinho, fazemos com vários parceiros que acreditam que através do social também se evangeliza. Do gesto concreto também se fala de Deus. Então, de uma forma diferente, mas através do gesto concreto a gente aproxima as pessoas. A cultura é um instrumento que transforma vidas”, relatou.
A Fundação Rio Mar é uma entidade sem fins lucrativos, pertencente a Arquidiocese de Manaus, cujo objetivo é evangelizar através dos meios de Comunicação Social. A ação tem o apoio financeiro de um Termo de Fomento da Manauscult, que conta com emendas parlamentares de vereadores da capital. O vereador Daniel Vasconcelos é um deles e garante dar continuidade a parceria em 2023.
“Pode ter certeza que a gente vai destinar uma parte das nossas emendas para Fundação Rio Mar porque entendemos a importância de um trabalho dessa natureza. Um trabalho de resgate do ser humano, que valoriza as pessoas. A sociedade de Manaus precisa de trabalhos assim, principalmente quando sabemos que o resultado é alcançado”, declarou.
Instituições privadas, públicas, religiosa e militar também ajudaram a tornar possível a realização da 3ª Caravana Rio Mar Cultural com a disponibilização de serviços. A SEMMAS, Secretaria Municipal de Meio Ambiente – distribuiu mudas. A Defensoria Pública do Amazonas realizou atendimentos de assistência jurídica. Já médicos da Marinha do Brasil atenderam crianças e adultos. O atendimento psicológico ficou a cargo da Cáritas Arquidiocesana. O público infantil recebeu orientações de higiene bucal com a Dra. Ana Ruth, além de atividades culturais com o palhaço Lero Lero. Os serviços de corte de cabelo e design de sobrancelhas foram disponibilizados pela Computron Cursos.
O aposentado, Sidomar Cavalcante, chegou cedo a área externa da Paróquia São Francisco das Chagas. Ele aproveitou o momento para renovar o visual e resgatar a autoestima.
“Estou aproveitando para garantir um visual legal, ficar mais bonito. Isso é igreja. Igreja é ação e fé.”, disse.
Para a Carmen Alencar, professora de estética, a caravana é uma oportunidade dos alunos colocarem em prática o conhecimento adquirido ao longo do curso e de servir o próximo.
“A Caravana é muito importante porque os nossos alunos colocam em prática aquilo que aprendem na sala de aula. Eles trazem o conhecimento a serviço da Comunidade.”, enfatizou.
A Rádio Rio Mar, por meio das redes sociais e da frequência 103,5, realizou a transmissão do evento que contou com apresentações culturais, voltadas a dança, música e artes visuais; como exposição fotográfica. Elas são resultado das oficinas realizadas antes do evento. O diretor administrativo da Rádio Rio Mar, Alberto Silva, destaca a importância da iniciativa da Fundação.
“Este é o papel da Fundação, trazer a comunidade próxima para conhecer a família Rio Mar. E se Deus quiser esse trabalho de parceria com o parlamento municipal vai continuar no ano de 2023. Já conversamos com alguns parlamentares que se comprometeram que essa emenda parlamentar vai retornar no próximo ano, para ampliarmos ainda mais o relacionamento com às comunidades de Manaus”, relatou.
O cantor Uendel Pinheiro encerrou as atividades da 3ª Caravana Rio Mar Cultural – Arte e Social – com grandes sucessos do samba e pagode.
Caravana Rio Mar Cultural – Arte e Social
A iniciativa tem o objetivo de promover o acesso de jovens e adultos a cultura, arte e gestos concretos de cidadania por meio da oferta de formação cultural. Em 2022, foram realizadas um total de três edições.
A Paróquia São José Leste, no bairro São José Operário, recebeu a 1ª edição da Caravana Rio Mar Cultural – Arte e Social – no mês de agosto. Já a Comunidade Menino Jesus, no bairro Jorge Teixeira 4ª etapa, sediou a 2ª edição. Para fechar as ações deste ano, a zona azul recebeu a última edição, na Paróquia São Francisco das Chagas, localizada no bairro Colônia Oliveira Machado.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Fotos: Tania Freitas