O Amazonas está alinhando a participação na Conferência das Partes (COP 15) da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CDB), que acontece entre os dias 7 e 19 de dezembro deste ano.
O estado foi um dos indicados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) para estar presente na COP 15, um encontro a fim de definir planos e metas para a natureza ao longo da próxima década. De acordo com o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, o Amazonas é um estado que possui referência mundial de preservação.
“É importante que o Amazonas participe de um evento desse que vai discutir a importância da biodiversidade, da preservação e de estratégias para que nos próximos anos a gente possa realizar um turismo sustentável, um turismo que valorize a floresta em pé, os rios, os animais, a nossa fauna e a nossa flora, que são o nosso maior atrativo”, explicou Gustavo Sampaio.
A Convenção sobre Diversidade Biológica foi assinada, pela primeira vez, há 30 anos no Rio de Janeiro e trata-se de um acordo para práticas de conservação, uso sustentável e a repartição dos recursos naturais de forma justa e equitativa.
- Meio ambiente: Consulta pública busca sugestões sobre a melhor forma de descartar plásticos
- Escolas deverão receber campanha de conscientização do impacto do lixo no meio ambiente
O evento deveria ter acontecido em 2020, na China, no entanto, foi impedido em função da pandemia da Covid-19. Assim, será realizada com a participação de todos os países para adotar uma estrutura global de biodiversidade.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar