Como parte das comemorações do aniversário de 353 anos da cidade Manaus, a “2ª Mostra de Arte Indígena” reúne obras que retratam a vida e a ancestralidade de 12 povos indígenas residentes na capital Amazonense. A exposição se concentra no Palácio Rio Branco, localizado na Praça Dom Pedro II, Centro Histórico da cidade.
O pintor Tuniel Mura é membro da etnia indígena Mura, grande parte concentrada nas regiões do Rio Madeira e Purus. Ele ressalta a oportunidade de expor suas obras de arte que retratam a cultura de seu povo e do Amazonas.
Natália Tikuna de 53 anos é membro do povo Tikuna. Ela mora em Manaus há seis anos, desde que veio da região do Alto Solimões em busca de tratamento para o filho autista. Moradora do Parque das Tribos, afirma que o artesanato, por vezes, é a única fonte de renda da família. Ela destaca que a exposição do seu trabalho vai gerar oportunidade de crescimento.
Ao todo, 26 artistas estão expondo pinturas, esculturas e vestimentas com grafismos, retratando suas culturas e a ancestralidade da população amazônica. O presidente do Conselho Municipal de Cultura – Concultura, Tenório Telles, fala da oportunidade que a população manauara está tendo de conhecer a fundo suas raízes.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar