Com horário unificado, a votação no Amazonas iniciou mais cedo e encerrou às 16h

As eleições de 2022 desafiaram o eleitor a acordar mais cedo para votar, isto porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que as Eleições Gerais deste ano, teriam início e término de forma simultânea pelo horário de Brasília. No Estado do Amazonas, a votação iniciou às 7h e encerrou as 16h.

Em Manaus, a mudança de horário não impediu que as ruas próximas aos locais de votação fossem tomadas por “santinhos”, uma tentativa ilegal que os candidatos utilizam para conseguir votos de última hora.

Bem antes de iniciar a votação, muitos idosos estavam na fila prontos para votar. Neste ano o número de eleitores acima de 70 anos cresceu, segundo o TSE, são 14,4 milhões de idosos aptos a votar.

 

O senhor Francisco de Lima tem 62 anos, e vota no maior Colégio Eleitoral da Capital, localizado no núcleo 23 da Cidade Nova, a Escola Estadual Professor José Bernardino Lindoso. Ele revela insatisfação com as eleições, afirmando que não há mudanças entre os candidatos, mas ressalta a importância do voto para a cidadania.

O quantitativo de jovens participantes do pleito também cresceu com as novas solicitações de título para os eleitores entre 16 e 17 anos. Soma-se 2,1 milhões de eleitores nessa faixa etária a votar. A auxiliar de Recursos Humanos, Gabriella Moreira, tem 18 anos e está votando pela primeira vez. Para ela, o momento representa a garantia de dias melhores.

Manaus é o maior Colégio Eleitoral do Amazonas, são 1.415.958 eleitores aptos a votar, distribuídos em 13 zonas eleitorais e 473 locais de votação.

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar