Polícia Civil do Amazonas alerta como evitar golpes de cartão por aproximação

Com o surgimento dos bancos digitais, novas formas de fazer pagamentos também surgiram para facilitar a vida do cidadão. Uma delas é o pagamento com cartão por aproximação, mas o que seria uma maneira de ajudar os comerciantes e consumidores, acabou atraindo golpistas. A Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Repressão à Crimes Cibernéticos, explica como esse golpe acontece, e como as pessoas podem se prevenir.

O delegado Reinaldo Figueira, titular da Dercc, informa que o golpe consiste em aproximar uma máquina de pagamento em um cartão de crédito e débito que esteja posicionado nos bolsos ou bolsas das pessoas e, assim, realizar a cobrança indevida.

Para realizar transações por aproximação, é preciso ter uma distância de apenas quatro centímetros entre o cartão e a maquininha, e o limite para pagamentos dessa forma, geralmente, é de R$ 200, acima do limite é necessária a utilização da senha.

Se as pessoas mantêm os cuidados e a atenção, essa forma de pagamento traz muitas vantagens. “Quando você utiliza a aproximação, não deixa mais as pessoas terem acesso aos dados do seu cartão, evitando assim a clonagem dele”, esclareceu Figueira.

Para evitar o golpe, é importante manter o cartão em locais seguros, evitar colocar em bolsos de calças, em bolsas que fique visível ou fácil de aproximar, além de sempre checar todas as transações que foram realizadas.

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar

Foto: PC AM