Uma pesquisa realizada pela Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade – Funati, analisa se idosos portadores de comorbidades desenvolveram sequelas após contato com a Covid-19. O estudo está sendo realizado no Centro de Pesquisa da Funati em parceria com a Fapeam e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
O objetivo é identificar formas de tratamento para as sequelas e criar mecanismos para que o Sistema Público de Saúde possa atender as novas demandas. O projeto é desenvolvido pela doutora em farmacologia e gerontologia, Verônica Farina, que está escrevendo tese de pós-doutorado nesse estudo. Ela fala das sequelas identificadas.
Os estudos iniciaram em 2021 no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade – Caimi, Ada Rodrigues Viana, localizado no bairro Compensa. No local, mais de 300 idosos passaram por triagem e exames laboratoriais, buscando identificar sequelas após a infecção com o vírus.
A pesquisadora ressalta algumas alterações diagnosticadas nos entrevistados.
A expectativa é que até o fim do ano, 100% da pesquisa seja concluída e seus resultados sejam divulgados no início de 2023.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar