Com o objetivo de intensificar o combate a criminalidade nos rios do Amazonas, uma nova estrutura fluvial será entregue em dezembro deste ano. A “Base Arpão II” estará localizada na calha do Rio Negro, nas proximidades de Manaus e servirá como ponto de apoio para agentes de segurança que atuam na área.
A balsa terá capacidade para comportar 60 policiais, reunindo de forma integrada a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil e Força Nacional.
O secretário de Segurança Pública do Estado, general Carlos Mansur, afirma que o Amazonas ganhará outros pontos fluviais de combate à criminalidade.
Em agosto do ano passado, foi inaugurada em Coari, a Base Arpão I. O local funciona como um ponto de fiscalização permanente, onde as embarcações que trafegam pelo Solimões param e passam por revista.
O ponto fluvial de inspeção deu mais segurança e tranquilidade aos ribeirinhos e comerciantes que moram e navegam pela região, afirma o gestor da segurança pública.
As embarcações que navegam pelos rios do Amazonas são obrigadas a parar nas bases. Durante a abordagem, são realizadas revistas para constatar possíveis crimes relacionados à drogas, meio ambiente, mercadorias ilegais, documentação dos veículos de transporte, entre outros.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar