Neste mês é realizada a campanha “Setembro Dourado” de conscientização sobre o câncer infantojuvenil. O projeto “Troco Solidário” realiza treinamento em lojas parceiras para intensificar a adesão ao programa por parte da população manauara.
O Instituto Nacional do Câncer – Inca estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil, 8.460 novos casos de câncer em crianças e adolescentes. O órgão alerta para os sintomas relacionados ao conjunto de doenças oncológicas que podem afetar pessoas com idades entre 0 e 19 anos.
Em Manaus, o projeto “Troco Solidário” vem promovendo ações de conscientização quanto a importância do diagnóstico precoce da doença, como explica o voluntário do programa, Luan Neves.
O projeto “Troco Solidário” é coordenado pela Fundação Sangue Nativo, parceira da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas – Hemoam. O programa recolhe doações espontâneas feitas por clientes de uma rede de supermercados de Manaus.
Em setembro de 2021, o projeto arrecadou cerca de R$ 39 mil que auxiliaram no tratamento de 2,6 mil pacientes do Hemoam. O voluntário faz um convite às pessoas que desejarem ajudar na causa.
Os interessados em contribuir com a iniciativa podem acessar às páginas do projeto nas redes socais e se informarem sobre os supermercados parceiros que recebem as doações.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar