De acordo com o sindicato do comércio varejista de drogarias do Amazonas, quando a procura é por analgésicos antibióticos e até remédios para inalação existe uma certa dificuldade em atender os clientes, e essa escassez tem refletido também nas unidades de saúde como explica o Secretário de Saúde, Anoar Samad.
Entre os motivos do desabastecimento, está falta de matéria-prima, conforme a Associação Brasileira da indústria de insumos farmacêuticos, o Brasil produz apenas 5% de todos os itens de fabricação de remédios, e outros países também estão sendo afetados pela mesma condição, a falta de medicamentos.
- Ministro diz que Brasil terá antiviral para tratar varíola dos macacos
- Visa Manaus firma parceria para fiscalizar serviços farmacêuticos
O fornecimento na central de medicamentos do amazonas foi afetado por conta do estoque baixo, e para atender a demanda e reverter o cenário, foi necessário ativar medidas, e trouxe resultados. Entre as iniciativas, estão empréstimo de medicamentos de outros estados, requisição administrativa e autorização da Anvisa para importar medicamentos. Com todas essas ações a situação fica estabilizada, mais por um prazo curto, caso algo de imediato não seja feito há risco de piorar o quadro no estoque.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar