Mais da metade das crianças do Ensino Fundamental não aprendeu a ler e escrever no Brasil

Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021, do Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef), apontam que mais da metade das crianças do segundo ano do Ensino Fundamental da rede pública não aprenderam a ler e escrever no Brasil.

Conforme a Unicef, os resultados mostram que 56% dessas crianças não foram alfabetizadas na faixa etária esperada e elas se somam a outros milhares de meninas e meninos no Brasil que estão na escola sem saber ler e escrever.

A situação, que já era preocupante antes da pandemia da Covid-19, se agravou durante a emergência mundial.

De acordo com a oficial de Educação do Unicef, Júlia Ribeiro, a pandemia teve um grande impacto nesses resultados com a redução dos dias letivos, dificuldade de acesso aos materiais educacionais e a falta de um profissional orientando os alunos de forma próxima.

Segundo a especialista, a alfabetização é uma etapa fundamental da trajetória escolar de crianças e adolescentes e a perda desse momento pode repercutir não só no seu desempenho acadêmico, mas em toda a sua vida.

Com informações da Agência Brasil

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