A Gastrite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. Essa alteração pode ser provocada por diferentes fatores. A doença pode ser aguda, surge de repente, ou crônica, quando o processo inflamatório se instala aos poucos e leva muito tempo para ser controlado. Entre as principais causas da doença, se destaca a infecção pela bactéria H.pylori, que coloniza naturalmente a mucosa do estômago do ser humano, gerando úlceras pépticas, alguns tipos de gastrite, como explica a médica Gastroenterologista Débora Botelho.
- Óleo de cozinha fica 20% mais caro, e especialistas alertam para os perigos da reutilização do produto
- Abril é o mês dedicado a conscientização sobre o câncer de esôfago
Os sintomas mais comuns são a dor no estômago em forma de pontada; Barriga inchada e dolorida; Arrotos frequentes; ânsia de vômito e a sensação de estômago muito cheio. Muitas pessoas fazem o autodiagnostico de gastrite, ignorando a importância de um especialista durante essa investigação. Mas conhecer os fatores que podem levar ao desenvolvimento do transtorno, bem como seus sinais, é fundamental para atuar preventivamente e buscar os tratamentos adequados.
É recomendado como prevenção das gastrites, a mudança no estilo de vida. Ter uma boa alimentação, evitar alimentos embutidos, alimentos muito salgados, frituras, diminuir ou evitar o estresse, evitar o uso de cigarro e bebidas alcoólicas, e ficar muitas horas sem se alimentar.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar