Até o final de julho, a guarda municipal de Manaus estará armada. A informação foi dada pelo Diretor do Comando da Guarda Municipal de Manaus, Claudionei Barbosa, durante a 1ª Mostra dos Grupos Operacionais da Guarda Municipal na Ponta Negra na manhã deste domingo.
”Está sendo encaminhado já a documentação para a Polícia Federal para que possa ser emitido a autorização do porte de arma para a Guarda Municipal até o final desse mês, a gente conseguindo alcançar esse objetivo de todas as formas, através dos treinamentos que estão sendo feitos,” destacou o Claudionei Barbosa.
O conteúdo programático é baseado na grade curricular da disciplina Armamento e Tiro da Guarda Municipal do Ministério da Justiça e Segurança Pública e Polícia Federal, na qual são apresentadas as normas e procedimentos importantes para habilitar o guarda municipal a usar as técnicas adequadas para o manuseio de arma de fogo.
- Guarda Municipal de Manaus recebe capacitação para uso de spray de pimenta
- Prefeitura assina acordo com a PF para concessão de porte de armas para a Guarda Municipal
Além da arma de fogo, a secretaria implementou nos últimos meses vários cursos de pistola Taser (equipamento de choque) e spray pimenta como alternativas de uso da força. Segundo o diretor, trinta e dois guardas foram aprovados na primeira turma.
”A gente também fez treinamento com o nosso pessoal com arma não letal, não é do nosso interesse usar arma letal em qualquer ação, só em casos de extrema necessidade. Nessa primeira leva, vamos entrar com trinta e dois agentes, mas depois outros vão formar, até a abertura do concurso, e a partir da abertura do concurso os que entrarem para a Guarda Municipal vão estar capacitados para o uso do armamento,” disse o Diretor de Comando da Guarda Municipal de Manaus.
Ainda segundo o diretor, a pasta seguiu todos os passos que a Polícia Federal determinou dentro do acordo de cooperação técnica válido por dez anos que foi assinado em abril deste ano pelo prefeito David Almeida e pelo superintendente da Polícia Federal no Amazonas, o delegado federal Leandro Almada.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar