Guarda Municipal de Manaus recebe capacitação para uso de spray de pimenta

Em 2021, a Prefeitura de Manaus anunciou investimento de R$31.172,40 com a compra de granada explosiva de gás lacrimogênea e spray de pimenta para a Guarda Municipal. A empresa Condor Indústria Química é a responsável pelo fornecimento. Ela foi contratada com dispensa de licitação, já que segundo a Casa Militar é a única que fabrica tais materiais no país. Com a aquisição, a guarda municipal recebeu capacitação para utilização de sray de pimenta e teaser. A princípio, somente 80 agentes foram alvos do treinamento. Como explica o instrutor Alvaro Jesus.

Ainda no primeiro semestre, a primeira turma com 60 guardas armados deve se formar, mas a capacitação será contínua, o que para o guarda municipal Jean Michel será o diferencial no serviço de rotina.

Quem também participou da primeira turma é o IMMU –  Instituto Municipal de Mobilidade Urbana. O Órgão relata diariamente casos de desacato nas ruas, por pessoas que cometem infrações e não aceitam, desrespeitando assim, o agente público. Destaca o coordenador de Operações, Stanley Ventilari.

Até o final deste primeiro semestre, a Guarda Municipal deve receber ainda mais três formações, entre elas: Técnicas de Mobilização e Teaser. Recentemente, guardas do município começaram a ter treinamento de uso de arma de fogo. O órgão já conta com 250 pistolas semiautomáticas de calibre 9mm.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: João Viana / Semcom