O cuidado com a saúde bucal na infância é garantir dentes saudáveis e fortes na fase adulta. Porém, tem muitos responsáveis deixando de levar os pequenos ao dentista. Dados do IBGE apontam que apenas 51,2% das crianças e adolescentes do Brasil passam por consultas odontológicas anuais. De acordo com a pesquisa, as famílias mais afetadas pela ausência de atendimento odontológico, são as que detêm menor poder aquisitivo, consequentemente estão expostas a maior situação de vulnerabilidade e risco social.
Em Manaus, para ajudar a reverter este quadro, durante o mês julho laranja ações serão intensificadas nas Unidades Básicas de Saúde e em 20 creches municipais participantes do Programa Saúde na Escola. De acordo com a chefe do Núcleo de Saúde Bucal da Semsa, Andrea Gomes, pais e professores receberão orientações sobre o assunto, e crianças vão participar de atividades educativas sobre a higiene bucal.
Hábitos ruins podem comprometer a qualidade de vida das crianças, como o uso da chupeta, mamadeira ou chupar o dedo. A ideia é orientar sobre essas questões e incentivar o acompanhamento odontológico.
O recomendado pelas entidades ligadas a área da odontologia são que os cuidados com a criança comece ainda no período gestacional. Afinal, estudos apontam possíveis relações entre enfermidades bucais com o risco de parto prematuro ou bebês com baixo peso ao nascer.
Leia mais: Brasil inicia Pesquisa Nacional de Saúde Bucal para a elaboração de políticas públicas na área
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação / Semsa