A vacina contra a influenza (gripe) está liberada para toda a população de Manaus, com seis meses de idade ou mais, desde essa segunda-feira (27), seguindo recomendação do Ministério da Saúde. Os usuários já podem buscar uma das 171 salas de vacina da Semsa, de 8h às 17h nas unidades de horário normal, e até às 20h nas unidades de horário ampliado.
“Essa vacina vai ficar disponível enquanto houver doses e depois só voltará a ser oferecida na próxima campanha, ano que vem”, destacou o secretário municipal de saúde, Djalma Coelho.
Os endereços e horário de funcionamento das unidades com salas de vacina estão disponíveis aqui. A vacina contra a influenza (trivalente) protege contra três cepas do vírus, a H1N1, H2N3 e linhagem B/Victoria.
Cobertura vacinal
A Semsa estima que 455.098 pessoas integram os sete grupos prioritários monitorados pelo Ministério da Saúde, que são idosos de 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores, gestantes, puérperas e indígena aldeados. A cobertura vacinal alcançada, até sábado, foi de 76,13%.
Os trabalhadores da saúde e professores tiveram 100% de cobertura. Já os indígenas aldeados alcançaram cobertura de 87,91%, mas esse grupo é vacinado conforme estratégia desenvolvida pelos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei).
Os idosos alcançaram cobertura vacinal de 75,87%; as crianças, de 65,26%; gestantes atingiram 63,92%; e puérperas, 81,06%. O quantitativo ainda é considerado baixo.
Leia também:
Campanha de vacinação contra influenza e sarampo encerra no Amazonas
Da redação – Rádio Rio Mar
Foto: Antonio Pereira / Arquivo Semcom