Negligência, abandono e maus-tratos estão entre os crimes mais frequentes contra idosos

Manaus registrou até maio deste ano, 3.568 ocorrências envolvendo violência contra os idosos. No ano passado foram registradas 4.334 crimes contra o idoso, somando-se as ocorrências de todas as delegacias da capital. Em 2019, foram 8.326 ocorrências.

Por dia, a média é de 23 ocorrências criminais contra o público da terceira idade, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública. A delegada Andréa Nascimento, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso, ressalta a importância da população fazer denúncias contra qualquer tipo de violência física e psicológica.

A terceira idade pode contar com a assistência jurídica da Defensoria Pública do Amazonas. O defensor público Ali de Oliveira explica que, entre os principais direitos voltados a esse segmento, está a proteção do idoso, como forma de assegurar a saúde física e mental, para que viva com dignidade.

A orientação aos idosos e familiares é denunciar qualquer caso suspeito. Os relatos podem ser feitos através do Disque 100, o telefone 181, disque-denúncia da SSP-AM, ou ainda no telefone da Delegacia do Idoso, no (92) 3214-5800.

Qualquer delegacia de polícia no estado pode registrar Boletim de Ocorrência por crimes contra idosos, mas a capital possui uma delegacia especializada no atendimento dessa população. A DECCI fica na rua 23, bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus.

 

 

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar

Foto: Agência Brasil