A Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) está desenvolvendo o cadastro de dados da população em situação de rua por meio do programa “Consultório na Rua”. A estratégia, que consiste em três etapas, começou a ser desenvolvida por conta do aumento no número de atendimentos a esse público na capital amazonense.
A coordenadora do Núcleo de Saúde dos Grupos Especiais da Semsa, Wanja Leal, informa que essa coleta de dados vai permitir uma visão mais ampla sobre os problemas, e assim, planejar novas estratégias voltadas para esse grupo.
- Cerca de 3.300 crianças menores de 1 ano estão com a caderneta de vacinas atrasada em Manaus
- Paróquia São Francisco das Chagas realiza ação social Pobrezinho de Francisco
O trabalho é feito pelas duas equipes do “Consultório na Rua” da Semsa, composta por enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais e psicólogos. A coordenadora destaca que algumas situações têm contribuído para o aumento gradual de pessoas vivendo nas ruas na cidade, como adoecimento psíquico, problemas domiciliares, uso abusivo de álcool e outras drogas, e desemprego.
O “Consultório na Rua” é um serviço permanente do SUS (Sistema Único de Saúde), no âmbito da Estratégia Saúde da Família, que visa alcançar as populações em situação de rua. O principal objetivo é dar o acesso desses usuários aos serviços de saúde básica, no local onde elas vivem.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar