O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) inaugurou em Manaus, um biomódulo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que possibilitará a manipulação de microrganismos classificados com Nível de Biossegurança 3 (NB3).
Ao elevar o nível de segurança de seus laboratórios, o Inpa terá condições de manipular o Sars-Cov-2 e, o novo coronavírus responsável pela pandemia da covid-19, além de outros patógenos que exigem esse nível de segurança. a infraestrutura inaugurada teve um custo de R$ 2,86 milhões.
Segundo a coordenadora do laboratório Cecília Verônica, além de garantir a biossegurança do biotério para o nível 3 para expandir as linhas de Pesquisas dos microrganismos, agora bactérias e vírus de todo mundo podem ser estudados aqui no Amazonas.
Com o novo laboratório, vai ser possível desenvolver vacinas de forma bem mais rápida, e proteger a população de forma mais fácil, como destaca a diretora do Inpa, Antônia Franco.
- Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa neste sábado com visitas ao Inpa
- Barco de pesquisa e monitoramento de água, ar e solos é inaugurado, em Iranduba
O Ministro da Ciência e Tecnologia Paulo Alvim participou da inauguração do laboratório, e aproveitou para falar sobre os incentivos a pesquisa que o Amazonas deve receber nos próximos meses, a projeção é de que mais de 50 milhões de reais sejam injetados a partir de julho.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar