Conforme os dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, o Amazonas registrou a menor taxa de roubos a instituição financeira, em 2021.
De acordo com dados da Febraban o número de roubos e assaltos a agências bancárias caiu 36,2%. Os bancos brasileiros têm investido R$ 9 bilhões ao ano em segurança, o triplo do que era gasto há dez anos.
De acordo com o gerente de Estatística do Ciesp, Maicon Benfica, os dados são analisados pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública.
O gerente também destacou que a redução se deve aos investimentos da SSP-AM, por meio do programa Amazonas Mais Seguro.
A SSP-AM ressalta a importância da população na resolução dos casos, por meio de denúncias que possam levar a polícia até os autores de crimes na capital.
As informações podem ser repassadas para o sistema de segurança pelo número 181, o disque-denúncia da SSP-AM. O serviço funciona 24h por dia e a denúncia pode ser feita de maneira anônima.
Em 21 anos, o número de ocorrências de assaltos a banco caiu 98%. Já os ataques a caixas bancários vêm registrando tendência de queda há sete anos. Em 2014, esse tipo de ataque registrou o pico, com 3.584 ocorrências. Comparando os números de 2014 e 2021, o recuo foi de 92,5%. Os bancos também têm investido em canais digitais, o que reduz a necessidade de manuseio de dinheiro em espécie pelo cliente nas agências.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar