‘Dia D’ contra a influenza e o sarampo tem mais de 60 mil doses aplicadas em Manaus

O “Dia D” da campanha de vacinação contra a influenza e o sarampo, realizado em Manaus, nesse sábado (14), terminou com a aplicação de 61.797 doses, conforme balanço da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

De 8h às 17h, foram vacinados idosos de 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas e professores, que representam os grupos prioritários desta fase da campanha.

A campanha continua e as pessoas ainda não vacinadas devem procurar as UBSs ao longo da semana, conforme endereços e horários disponíveis no site da Semsa.

Dados

Segundo dados consolidados pela Semsa nesse domingo (15), das 61.797 doses aplicadas durante o Dia D, 47.558 foram da vacina trivalente, eficaz contra três tipos de cepas da influenza (H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria) e 14.239 foram da vacina tríplice viral que, além do sarampo, protege contra caxumba e rubéola.

Com as novas doses, os percentuais de pessoas imunizadas contra a influenza, por grupo prioritário, chegaram a 52,4%, no caso dos idosos e a 76,5%, no caso dos trabalhadores da saúde. Os dois grupos estão sendo vacinados desde o dia 4 de abril, quando a campanha foi iniciada em Manaus.

As crianças de 6 meses a menores de 5 anos, que começaram a ser vacinadas no último dia 6 de maio, têm, até o momento, 17,8% de cobertura vacinal contra a influenza. Já as gestantes, puérperas e professores, incorporados à campanha no último dia 11 de maio, alcançaram nestes primeiros dias de vacinação 14%, 21% e 42% de cobertura.

A meta é, ao final da campanha, ter alcançado 90% das 454.460 pessoas que integram a população estimada destes seis grupos, além de 583 indígenas aldeados, que já começaram a ser vacinados por equipes do Distrito de Saúde Indígena (Dsei).

Em relação à vacina contra o sarampo, 72% dos trabalhadores da saúde e 12,3% das crianças já estão vacinados. Na campanha, esta vacina é oferecida apenas para os dois públicos, que somam 216.407 pessoas. A meta é vacinar 95% desse total.

Fonte: Semsa

Fotos: Divulgação/Semsa