Na quinta-feira (14), uma cratera se abriu na avenida Eduardo Ribeiro, esquina com a avenida sete de setembro, no centro de Manaus. Devido a situação oferecer risco de acidentes, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura iniciaram uma obra emergencial no local, agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana estiveram no local e bloquearam a via para que os trabalhos fossem iniciados. De acordo com o diretor de operações do IMMU, o trânsito no local deve seguir alterado pelos próximos dias.
Há oito anos, Mirlene Souza tem uma lanchonete na avenida Eduardo Ribeiro, bem próximo da via interditada, ela se diz prejudicada com a situação, e pede que os trabalho sejam feitos com mais agilidade, pois já percebe o reflexo na queda de clientes.
De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias na Engenharia do Estado do Amazonas (IBAPE-AM), Frank Albert, uma galeria desanelou, causando o buraco. Ele diz que isso, é reflexo de danos gerados pela cheia do rio negro do ano de 2021, onde parte das ruas do centro foram tomadas pelas águas, e devido a rede de drenagem ser antiga, a estrutura acabou ficando prejudicada. E alerta que para que situações como essa não se repitam, é necessário que seja feito manutenções na área central da cidade.
De acordo com a prefeitura de Manaus, a meta é entregar a obra e assim, liberar novamente a via na segunda-feira (18/04).
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar