Fim da janela partidária: saiba quais os partidos com as maiores bancadas do AM

De acordo com a legislação, a janela partidária ocorre seis meses antes das eleições. Em 2022, o período de troca partidária ficou aberto do dia 3 de março a 1º de abril. Na dança das cadeiras, o cenário no Amazonas consolidou o Avante como a maior bancada na Câmara Municipal de Manaus.

Nas últimas eleições municipais, o partido conseguiu eleger quatro vereadores. Agora, antes das eleições, dois vereadores migraram para o Avante. O partido passa a contar com seis parlamentares: David Reis, presidente da Câmara, Dr. Eduardo Assis, Lissandro Breval, Wanderley Monteiro, Marcel Alexandre e Marcelo Serafim. O cientista político Afrânio Soares, comenta os desdobramentos deste cenário.

Na Assembleia Legislativa do Amazonas, o partido União Brasil se tornou maioria. Cinco parlamentares estaduais aderiram a sigla que é resultado da fusão entre PSL e Democratas, são eles: Adjuto Afonso, Fausto Junior, Joana Darc, Saullo Vianna e Roberto Cidade.

A segunda bancada mais numerosa é a do PL com quatro deputados. A maior bancada é do partido do governador Wilson Lima.

Quando o cenário está atrelado aos representantes a nível federal do Amazonas, o PSD se tornou a maior bancada. Após a janela partidária, o partido tem três deputados federais e um senador. Na Câmara estão Átila Lins, Marcelo Ramos e Sidney Leite. Já no Senado, PSD é representado por Omar Aziz, que é presidente do partido no Amazonas.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar: A informação a serviço da cidadania

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

Joel Arthus – Aleam

Comunicação – Câmara Federal