A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) encaminhou, de forma emergencial, para Parintins, insumos médico-hospitalares básicos, como antibióticos, antiparasitários, sais para reidratação, mais de mil frascos com hipoclorito de sódio e 29 mil luvas de procedimento. Os insumos vão servir para atender as famílias que possam apresentar complicações de saúde atingidas pelas inundações na cidade.
Acompanhando o governador Wilson Lima, o secretário de estado de Saúde, Anoar Samad, participou, nessa segunda-feira (04), das ações humanitárias de ajuda à população e determinou urgência para o envio dos insumos necessários após o temporal.
O Governo também anunciou que vão ser destinados R$ 1 milhão para a Prefeitura de Parintins reparar danos causados pela chuva. A ajuda humanitária está sendo embarcada pelo Subcomando de Ações de Proteção e Defesa Civil.
A chuva em Parintins causou deslizamentos, alagamentos em diversos bairros e deixou famílias desabrigadas. Ao todo, mais de 1,3 mil famílias foram afetadas pelas chuvas, que duraram mais de 15 horas, de acordo com monitoramento do Subcomando de Ações de Proteção e Defesa Civil do Estado.
O volume de chuva registrado em Parintins no último domingo é o maior em 10 anos, segundo a Prefeitura. As equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e da Defesa Civil do município realizaram o resgate das famílias que estavam em áreas de risco.
Fonte: SES-AM
Fotos: Diego Peres/Secom e Divulgação/SES-AM