
Mulheres na Igreja: O protagonismo feminino na história e no presente
No Dia Internacional da Mulher, refletimos sobre o papel fundamental das mulheres na Igreja Católica. Desde as primeiras comunidades cristãs até os dias atuais, elas têm sido líderes, evangelizadoras e agentes de transformação, apesar dos desafios e limitações impostos ao longo da história.
Personagens como Maria, mãe de Jesus, Santa Catarina de Sena, doutora da Igreja, e Santa Teresa de Calcutá, símbolo da caridade, mostram como as mulheres foram essenciais na vivência e difusão do cristianismo.
A palavra mulher é muito encontrada na Bíblia, especialmente no Novo Testamento em que aparece cerca de 217 vezes em suas diferentes variações. Na maior parte dos templos religiosos católicos encontramos a figura feminina que cuida dos detalhes do presbitério, como a mesa do altar, as vestes sacerdotais e litúrgicas.

Patrícia Cabral
Patrícia Cabral, é Secretária Adjunta do Conselho de Leigos e Leigas Nacional e atua em diversos organismos na Arquidiocese de Manaus, para ela, a mulher é quem movimenta a vida da igreja e assume fundamental papel na evangelização.
Atualmente, leigas e religiosas assumem papéis de destaque na gestão pastoral, na teologia e no trabalho social. O Papa Francisco tem incentivado uma maior participação feminina, nomeando mulheres para cargos no Vaticano e reforçando sua importância na missão da Igreja.

Mercy Soares
Mercy Soares é educadora social no Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES) e destaca o compromisso da mulher em todas as esferas da vida.
Neste Dia da Mulher, celebramos aquelas que, com sua força e dedicação, ajudam a construir uma Igreja mais inclusiva e atuante.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar