É com a promessa de juros baixos e sem restringir pessoas com nomes negativados que os membros de esquemas de estelionato agem contra as vítimas. Segundo a polícia, os suspeitos costumam entrar em contato por meio virtual ou presencial, oferecendo inúmeras vantagens para liberação de crédito a negativados.
Para depositar o empréstimo na conta do solicitante, os suspeitos exigem uma quantia de dinheiro das vítimas, que sem saber do esquema criminoso, realizam o depósito. No entanto, nunca recebem o valor do crédito prometido, e nem mesmo terão de volta o dinheiro que depositaram como garantia, pois caíram no golpe do falso empréstimo.
- Golpe do falso investimento: sites ou aplicativos fictícios fazem vítimas
- Golpes ganham espaço com “valores a receber” do Banco Central
O titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor, delegado Eduardo Paixão, explicou que as vítimas são atraídas pela falsa promessa de liberação de dinheiro sem burocracia.
“O cidadão é seduzido por golpistas estelionatários a acreditar que mesmo tendo restrição no próprio nome vai ter um empréstimo muito bom,com facilidades no crédito. Empréstimo para negativados geralmente é um golpe. Você consumidor, que foi seduzido no canal virtual, on-line pela internet a apresentar documentação apenas por redes sociais, induzido a transferir um dinheiro, inclusive para que seja liberado o empréstimo e exclusivamente tendo restrição no seu nome, saiba que provavelmente são indícios de que você cairá em um golpe”, explicou.
Ouça a reportagem em áudio:
Ainda segundo ele, alguns cuidados são essenciais para evitar ser mais uma vítima desse tipo de crime.
“Procure em instituições bancárias reconhecidas, cadastradas no Banco Central, e nunca aquelas pequenas ou terceirizadas que alegam ser parceiras de bancos, mas que na realidade não têm nenhum tipo de parceria, essa é uma informação que você pode confirmar por telefone, ligando para o banco para verificar se o seu CPF, o seu nome completo está ou não vinculado ao empréstimo”, destacou.
O golpe do empréstimo para negativados acontece de maneira recorrente. As vítimas devem registrar boletim de ocorrência, para que os culpados sejam punidos. E agora você já sabe: Quando a oferta for grandiosa, desconfie!
Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar