Pular para o conteúdo
Terço Mariano
Ao Vivo

Terço Mariano

Participe do programa

Cidadão denuncia seletividade em revistas da ‘Operação Catraca’ no transporte coletivo

Um cidadão ou cidadã, que pediu sigilo, denunciou ao Ministério Público Federal (MPF) suposta seletividade e parcialidade da Polícia Militar do Amazonas durante as abordagens da ‘Operação Catraca’.

catraca

O denunciante alega que as ações são ilícitas, por supostamente violar o Artigo 5º da Constituição Federal. Neste trecho, a lei diz que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”.

Conforme o relato, durante a ‘Operação Catraca’, a polícia revista apenas passageiros homens, tanto corporalmente quanto bagagens. A denúncia diz que até mesmo adolescentes com menos de 18 anos, do sexo masculino, são revistados.

Segundo o denunciante, por conta da seletividade, na maioria das vezes mais da metade dos passageiros dos ônibus não são revistados. Na visão do cidadão, isso faz com que a operação de abordagem seja apenas superficial. Do mesmo modo, constrange alguns em detrimentos de outros que estão diante da mesma situação perante a lei.

Por fim, a pessoa afirma que, quase sempre, as abordagens acontecem sem nenhum tipo de explicação ou justificativa e os policiais apenas ordenam que “todos os homens desçam do veículo”.

O MPF enviou a denúncia ao Ministério Público do Estado (MPAM). Isso porque o assunto é da esfera estadual. No relato, o cidadão afirma que já fez a mesma denúncia ao MPAM. Porém, apesar de o órgão ter notificado a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/AM), nenhuma mudança corretiva concreta foi feita.

Sobre a falta de resposta satisfatória citada pelo denunciante, o MPAM informou que abriu um procedimento administrativo (PA), para levantamento de informações e avaliação sobre necessidade ou não de investigação. Comunicou ainda que, nesse estágio, por recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público, o MPAM não se manifestará sobre o assunto.

A Rádio Rio Mar ainda aguarda posicionamento da Polícia Militar, que é responsável pelas abordagens.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: Erikson Andrade/SSP-AM