Efeitos tardios da Covid-19 envolvem queda de cabelos

Covid-19 – Pesquisadores de Universidades dos Estados Unidos, México e da Suécia apontam que a queda de cabelo aparece entre os cinco sintomas mais relatados por pacientes após recuperação de Covid-19. A afirmação é resultado da análise de dezenas de estudos sobre o tema que envolveu 48 mil pacientes. Outras características também atingiram este público, como: dificuldade de atenção, dor de cabeça, fadiga e falta de ar Para a presidente do departamento de cabelos da Sociedade Brasileira de dermatologia, Fabiane Brenner, a queda de cabelo pode estar relacionada a febre alta.

 

A funcionária pública, Heloisa Queiroz, faz parte do grupo que teve efeitos capilares negativos pós covid.

De acordo com a dermatologista Fabiane Brenner, uma a cada quatro pacientes que têm covid-19 com sintomas apresentam queixa de queda capilar. Ela ressalta que a queda de cabelo é um fenômeno que pode aparecer em diversas infecções graves, como no caso da pneumonia. Em relação a Covid-19 costuma ser percebida de seis a oito semanas depois de aparecer a doença.

Alterações hormonais, como nos hormônios ovarianos e da tireoide, podem contribuir para a perda dos fios. A recomendação é procurar um dermatologista para realizar tratamento adequado.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Freepik