Benefício do Passe Livre Estudantil começa a funcionar na segunda-feira

Passe livre – A gratuidade do transporte público entra em vigor no dia 14 de fevereiro para alunos das redes estadual e municipal de ensino de Manaus. A medida é resultado de um convênio que representa investimento de R$120 milhões do Estado e R$36 milhões do Município. O cadastro para gratuidade da passagem é realizado automaticamente com base nos dados da Central de Matrícula das escolas com o sistema de bilhetagem do Sinetram. Para saber se atende os pré-requisitos, o responsável ou o estudante precisam acessar um link. Como explica a Chefe de Divisão de Atendimento Social do IMMU, Jamily Campelo.

Para ter acesso ao Passe Livre, o aluno precisa residir a mais de 1KM de distância da escola. Cada estudante receberá os créditos no seu cartão Passa Fácil mensalmente, variando de acordo com os dias letivos de cada mês. Eles não são cumulativos.

A medida alcançará 470 mil estudantes da Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio das redes públicas de ensino. A jovem Sarah Bomfim será uma das beneficiadas.

Para os demais estudantes, o IMMU ressalta que o período de cadastro e recadastro do benefício da meia-passagem segue até 15 de março. O aluno que não foi cadastrado em 2021 precisa procurar a escola e solicitar a sua inclusão na lista. Estudantes do ensino superior de qualquer instituição e outros cursos tecnológicos somente terão o benefício da meia-passagem após cadastro no site estudantes.manaus.am.gov.br

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: João Viana / Semcom