O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) voltou atrás e decidiu manter a realização do concurso da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) nesta sexta-feira (04/02). Com isso, a aplicação das provas, que estava suspensa, voltou a ser autorizada para o domingo (06/02).
A decisão foi assinada presidente do TJAM, desembargador Domingos Chalub, e segundo o documento, atende um pedido do governo do Estado. A justificativa para a realização das provas leva em consideração o número de inscritos, que é de aproximadamente 111 mil pessoas, e, além disso, a necessidade de recompor o quadro da polícia militar.
“Importante destacar, ainda, que a suspensão do concurso público a poucas horas de sua realização […] fulmina o interesse público gerando, para além de prejuízos à ordem pública, inquestionáveis danos à ordem econômica e ao próprio sistema de segurança pública do Amazonas”, cita um trecho da decisão.
O anúncio da abertura do concurso e das vagas foi feito no dia 3 de dezembro do ano passado. As inscrições começaram na semana seguinte, e as provas já estavam previstas para fevereiro deste ano. No entanto, a poucos dias das provas, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o concurso apontando irregularidades, no dia 02/02. No dia seguinte, o órgão voltou atrás e manteve a realização das provas. Porém, uma nova decisão do TJAM suspendeu novamente o certame, nesta quinta-feira (03/02). Menos de 48 horas depois, uma nova decisão mantém o concurso.
Concurso da PM
Os candidatos aprovados e classificados serão matriculados nos Cursos de Formação de Soldados, com 10 meses de duração; de Formação de Oficiais, com 36 meses de duração; e de Formação de Oficiais de Saúde, com quatro meses de duração. As remunerações iniciais variam de R$ 2.657,28 (aluno soldado) a R$ 7.180,34 (aluno oficial e aluno oficial de saúde).
Serão sete etapas classificatórias que envolvem prova objetiva, prova de título, avaliação médica, exame físico, investigação social, exame psicotécnico.
A realização da prova objetiva para o nível médio, contendo 60 questões, está prevista para o dia 6 de fevereiro de 2022, das 8h às 11h30, em Manaus e nos municípios de Coari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga e Tefé. A prova objetiva para o nível superior, contendo 80 questões, está prevista para ser aplicada no mesmo dia, das 15h às 19h30, nas mesmas cidades.
Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar