A carreta ‘Vacina Amazonas’ agora está na Escola Estadual Waldock Frick de Lyra, na Zona Oeste de Manaus. O objetivo é ampliar o total de vacinados.
É importante lembrar que a capital amazonense possui mais de 50 postos de imunização contra a covid-19 espalhados pela cidade. E além disso, a capital tem ainda a carreta ‘Vacina Amazonas’, uma unidade móvel que leva a vacina a diversos bairros.
O intuito é aproximar a vacina da população. A carreta agora está na Escola Estadual Prof. Waldocke Fricke de Lyra, que fica no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.
A dona Marisa Silva, que trabalha como manicure aproveitou que a carreta ficou pertinho da casa onde ela mora, e foi receber sua dose de esperança.
“Infelizmente os casos aumentaram. Venham se vacinar, tomar sua primeira ou segunda dose. As coisas não estão de brincadeira. Muita gente troca a saúde por festas e leva essa doença pra dentro de casa”, disse.
O mototaxista Lázaro Silva já está três vezes imunizado. Para ele, o sentimento é de alívio.
“Me sinto mais seguro em tomar a terceira dose, porque se a pessoa não se vacinar é pior, acontece coisa pior. Me sinto agora mais protegido ao ser imunizado com a dose reforço”, destacou.
Na carreta é disponibilizada a aplicação das 1ª, 2ª e 3ª doses, além da 4ª dose, disponível para as pessoas com alto grau de imunossupressão, que receberam a dose de reforço há, pelo menos, quatro meses. O atendimento vai ser de segunda-feira a sábado, das 9h às 16h.
Ouça a reportagem em áudio:
Para a população acima de 60 anos, o intervalo para a terceira dose é de, pelo menos, três meses da aplicação da segunda dose. Para pessoas entre 12 e 59 anos, a imunização com a dose de reforço exige um intervalo de, pelo menos, quatro meses.
Para receber a dose de reforço, é necessário apresentar a carteira de vacinação, documento de identificação original com foto ou certidão de nascimento (com idade menor de 17 anos) e CPF.
Quarta dose – Para a aplicação da 4ª dose, os documentos necessários são: carteira de vacinação, documento de identificação com foto, CPF, e laudo médico ou outro documento que comprove a condição – original e cópia, que ficará retida para controle.
FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM
Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar