O Comando de Policiamento Metropolitano colocou 300 policiais à disposição para reforçar o policiamento diariamente em áreas comerciais de toda a cidade de Manaus. A Operação “Natal da Esperança” começou nessa segunda-feira e vai seguir até o dia 6 de janeiro.
O fim de ano é propício para mais registros de roubos e furtos, por ser época de maior circulação de dinheiro em áreas comerciais e de serviços, devido o pagamento do décimo terceiro salário e compras para as festas de fim de ano.
O Secretário de Segurança Pública Carlos Alberto Mansur explicou que o reforço será possível devido um remanejamento da tropa. “Foram remanejados e também estão sendo utilizado os policias que trabalham na administração. É por isso esse reforço, temos os policiais que já fazem o policiamento ostensivo, estamos remanejamento de áreas onde o comércio não é tão forte nesse período e acrescentando ainda esse pessoal da administração”, contou.
Os policiais vão atuar conforme a análise dos índices criminais dos pontos mais sensíveis da capital para a prevenção e repressão de crimes. Francisco dos Santos frequenta o Centro da cidade e fala da necessidade de mais segurança.
“Fim de ano tem muito roubo, assalto no Centro e em vários lugares, não é só aqui, vários lugares precisam de segurança. Precisamos ter cuidado com a nossa vida, quando sair, para não ser assaltado, não ser violentado pois muitos bandidos só querem a maldade do ser humano”, disse Sr Francisco.
O Comércio espera aumento de 20% nas vendas em relação ao final do ano passado. O Presidente da Associação Comercial do Amazonas, Jorge Lima, diz que a segurança é fundamental para atrair clientes.
“A expectativa é muito boa, com esse auxílio que vai sair agora e a segunda parcela do 13º que saiu na semana passada. Isso incrementa muito o comércio e com esse contingente da PM que o Governador trouxe para o Centro da cidade vai inibir mais o crime. Então, uma vez a segurança sendo ostensiva, o comércio agradece e o povo vem às compras”, reforçou o presidente da ACA
Videomonitoramento
Neste ano, a operação de fim de ano conta com reforço do cerco inteligente, com uso do sistema de videomonitoramento. O sistema, batizado de Paredão, faz parte do programa Amazonas Mais Seguro e conta com 500 câmeras instaladas em pontos estratégicos da capital.
Com início das atividades em 22 de outubro, de cada dez carros apreendidos, seis foram com a ajuda do sistema de videomonitoramento. As apreensões de veículos aumentaram em 12% no período de funcionamento do Paredão, saindo de 129 no ano passado para 145 neste ano.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar