Estoque de sangue volta a ficar crítico no Hemoam

Estoque de sangue volta a ficar crítico no Hemoam

Estoque de sangue volta a ficar crítico no Hemoam

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) enfrenta uma queda preocupante no número de doações de sangue esta semana. Diante disso, o hospital está convocando com urgência, doadores para comparecerem à Fundação e contribuírem com a iniciativa.

Na última, terça-feira, o Hemoam registrou apenas 120 doações, menos da metade do necessário para suprir a demanda diária do hemocentro. A situação é especialmente alarmante para os tipos sanguíneos O+ e O-, que estão muito abaixo da meta diária estabelecida, como explica a gerente de captação de doadores, Nívia França.

Essa escassez representa uma ameaça séria para o suprimento de transfusões tanto na rede pública quanto na privada de saúde, podendo afetar procedimentos essenciais, como cirurgias e transfusões para pacientes com doenças crônicas, câncer e vítimas de acidentes.

Os requisitos para doação são simples: boa saúde, idade entre 18 e 69 anos, peso acima de 50 quilos. Menores de 18 anos podem doar acompanhados de um responsável ou representante legal. É crucial estar bem alimentado e levar um documento de identidade oficial com foto (RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).

O Hemoam está aberto de segunda a sábado, das 7h às 18h, localizado na avenida Constantino Nery, nº 4397, Chapada.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

Imagem: Rafael Marques/Hemoam