Semsa promove vacinação contra a Covid-19 na Feira da Manaus Moderna

Com o objetivo de ampliar o acesso da população à vacina contra a Covid-19, a Prefeitura de Manaus deu início, neste sábado, 6/11, à instalação de pontos de vacinação em espaços não tradicionais. O primeiro deles foi o da Feira da Manaus Moderna, onde equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) começaram a receber o público às 9h para a aplicação de primeira, segunda e terceira doses da vacina. A ação é inédita e tem o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc).

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, acompanhou a movimentação no ponto de vacinação montado na feira e destacou que a prefeitura tem diversificado suas estratégias ao longo da campanha, iniciada em janeiro deste ano.

“Começamos em locais de grande fluxo, depois descentralizamos o atendimento para as unidades de saúde e para públicos específicos, como os portuários, aeroportuários e trabalhadores da Saúde, por exemplo, montamos pontos temporários nos locais de trabalho. Agora, seguindo a orientação do prefeito David Almeida, chegamos à feira, beneficiando trabalhadores, moradores e visitantes do centro da cidade, e também, a partir de hoje, estaremos de quinta a domingo nos shoppings da cidade, em uma ação de parceria com o Governo do Estado”, disse a secretária.

A secretária informou que para o público do local, que inclui feirantes, comerciantes do entorno, estivadores e portuários, com dificuldade de ir aos pontos de vacinação, a Semsa está disponibilizando o imunizante da Janssen, de dose única. A vacina está sendo oferecida para quem vai iniciar o esquema vacinal e para os que vão tomar a dose reforço. Para os que vão receber a segunda dose, estão sendo oferecidos os demais imunizantes.

Shádia Fraxe destacou que o principal objetivo da diversificação dos locais de oferta da vacina contra a Covid-19 em Manaus é reduzir o número dos que estão com o esquema de vacinação incompleto. Aproximadamente 1,6 milhão de pessoas receberam a primeira dose na capital, o que corresponde a 89% da população vacinável, e desses, 66% completaram o esquema de duas doses. No entanto, quase 300 mil dos que já estão no prazo para a segunda dose ainda não voltaram aos postos de vacinação.

“Completar o esquema definido pelos laboratórios é essencial para a proteção individual e coletiva e só assim vamos conseguir retomar a normalidade das nossas vidas”, observou a secretária.

Estrutura

A chefe da Divisão de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, informou que para receber o público na Manaus Moderna, a Prefeitura instalou uma tenda climatizada, com cadeiras de espera capaz de garantir condições de segurança aos imunizantes e aos fluxos de vacinação, além de conforto aos usuários.

A estrutura está montada na rua Lourenço da Silva Braga, em frente à feira, nas proximidades da orla. Até as 12h deste sábado, 183 pessoas haviam sido vacinadas no novo ponto, que seguirá aberto ao longo da semana, sempre das 9h às 16h.

O comerciante Theogenes Maia foi um dos que procuraram atendimento. Ele disse que a oferta da vacina naquela área foi uma boa iniciativa da Prefeitura e defendeu que a Semsa siga ampliando os locais de vacinação.

“Fica mais fácil pra se vacinar. Eu tô aqui tomando a terceira dose e vamos lá, venham todos se vacinar para ficar todo mundo bem”, incentivou.

A estudante Karen Couto não trabalha na região, mas tinha ido ao centro pela manhã e aproveitou a oportunidade para tomar a segunda dose contra a covid. Ela também avaliou o ponto como uma facilidade para a população.

“Vai ajudar muito as pessoas que trabalham aqui e as pessoas carentes, que têm dificuldade para se deslocar. Com certeza a vacina ficou mais acessível para essa população. Eu tomei a segunda dose e agora é só esperar a terceira”, comemorou.

Fonte: Semsa

Fotos – Camila Batista / Semsa