Boletim da Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgado, nesta segunda-feira (25), alerta que as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera atingiram um novo recorde em 2020.
Em seu relatório, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) indica que já se evidencia “a transição de uma parte da Amazônia de sumidouro a fonte de carbono”. Segundo o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, o fato é alarmante e está vinculado ao desmatamento na região.
Conforme a agência da ONU, a desaceleração econômica causada pela Covid-19 “não teve qualquer efeito evidente sobre os níveis atmosféricos dos gases de efeito estufa, nem em suas taxas de aumento, embora tenha ocorrido uma redução temporária das novas emissões”.
De acordo com a OMM, as emissões não param e a temperatura mundial vai continuar subindo. Ainda segundo o boletim, como o dióxido de carbono é um gás de vida longa, “o nível de temperatura observado hoje persistirá por várias décadas, ainda que as emissões sejam rapidamente reduzidas até alcançar o nível de zero líquido”.
A conferência da ONU sobre mudança climática CO26 começa no próximo domingo, 31 de outubro, em Glasgow, e vai até 12 de novembro.
Da redação
Fotos: Divulgação