Bombeiros alertam banhistas a redobrarem atenção durante período de seca

A primeira orientação do Corpo de Bombeiros vale tanto para quem sabe nadar quanto para quem não sabe: observe onde os bombeiros ou salva-vidas estão posicionados, caso haja necessidade em acioná-los.

Os banhistas não devem nadar ou se afastar para lugares muito longe da margem, por causa do risco de cãimbras ou outras intercorrências. Para o Comandante do Pelotão de Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros, Subtenente Aluísio Cruz, a autoconfiança pode ser perigosa. Ouça as orientações na reportagem:

 

A Praia da Ponta Negra, em Manaus, foi liberada para banhistas no sábado, com movimento tranquilo no primeiro dia aberto em um fim de semana de 2021. O Rio Negro está em processo de vazante. Na capital, segundo a CPRM (Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais), o fenômeno foi intensificado e a média de descida agora está em 14 cm por dia. Por isso, o cenário muda com mais erosão e movimentação das águas, principalmente na área que compreende a praia artificial.
Já as cidades do Alto Solimões permanecem com dificuldades devido ao evento extremo de seca nos rios afluentes pela margem direita do Solimões, rios Javari, Jutaí, Juruá, Purus e Madeira.


O Corpo de Bombeiros orienta que a atenção também deve ser redobrada em balneários e cachoeiras, como em Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. O banhista deve verificar sempre a intensidade da correnteza e a profundidade.

Perigo do álcool

Nesse fim de semana, um homem morreu afogado em um Igarapé no bairro Coroado. Segundo o Corpo de Bombeiros, familiares informaram o desaparecimento de Julemberg Sarmento de Abreu, de 39 anos, no sábado à noite. Ele e os colegas estavam consumindo bebida alcoólica até certo momento, e depois saíram do local durante a chuva, mas só depois notaram a ausência do homem. O corpo foi encontrado na manhã de domingo por familiares.

A ingestão de bebida alcoólica durante o banho de rio é extremamente perigosa, sobretudo nos flutuantes, onde geralmente a água é mais profunda, mesmo na vazante. O consumo reduz o reflexo do banhista.

Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar