A Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou nessa quarta-feira (29), o projeto de lei que autoriza o Governo do Amazonas a contrair U$ 80 milhões ou R$ 433 milhões junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Conforme o documento, os recursos serão destinados ao Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior – PROSAMIM.
Apesar de não ter especificado no documento em qual Prosamim serão aplicados os recursos, o governo declarou que seria para saneamento e urbanização da área da comunidade da Sharp. Ao longo da discussão na Assembleia, os deputados comentaram sobre a necessidades do bairro.
Um grupo de moradores da Sharp protestou dentro do parlamento com cartazes cobrando melhorias no bairro e ovacionaram deputados que se declaravam a favor da medida. O líder do Governo, deputado Felipe Souza, mencionou os itens do projeto, que deve atender a 10 mil famílias.
Ouça a reportagem:
O deputado Sinésio Campos também votou favorável à medida, mas afirmou que vai cobrar a execução, visto que a demanda da comunidade é antiga. Quando a mensagem governamental foi enviada ao parlamento, no dia 27 de agosto, a oposição questionou a falta de clareza na redação do projeto por não mencionar qual Prosamin seria construído ou em qual região da cidade. O projeto ainda vai passar pelo Senado. Se aprovado, o prazo para os recursos serem liberados é de 48 meses.