A catedral metropolitana de Manaus lançou o Concurso Prêmio Imaculada, que é uma edição especial na área da arte, da cultura, da educação e dos direitos humanos. Nesta primeira edição fará a escolha do Hino da Padroeira do Estado do Amazonas e da Arquidiocese de Manaus.
Segundo Pe. Hudson Ribeiro, pároco da Catedral, é uma alegria convocar os compositores e artistas para compor o hino oficial da Arquidiocese de Manaus e da padroeira do Amazonas que, após mais de 300 anos de existência, terá finalmente seu próprio hino.
Para o Arcebispo Dom Leonardo Steiner, este é um momento importante, onde a igreja católica é convocada a contribuir com a cultura da cidade e também da Amazônia.
A origem da Catedral Nossa Senhora da Imaculada Conceição é do ano de 1695, quando foi erguida por missionários carmelitas. Na ocupação do Amazonas predominaram os missionários: Jesuítas, Franciscanos, Mercedários e Carmelitas. Estes últimos substituíram os Jesuítas ao longo do curso dos rios Solimões e Negro. A Catedral foi erguida de forma muito simples entorno da Fortaleza de São José da Barra do Rio Negro. Por conta da ordem a que pertenciam os missionário que a fundaram, ela foi naturalmente dedicada à Nossa Senhora da Conceição.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar
Foto: Arquidiocese de Manaus