‘Vishing’ e ‘Smishing’, técnicas utilizadas por bandidos para roubar dados do cidadão

A internet é uma ferramenta que faz parte do dia a dia de muitas pessoas, mas o ambiente virtual tem seus riscos. Isso porque golpistas se aproveitam da tecnologia para cometer golpes, como o ‘Vishing’ e ‘Smishing’. Eles ocorrem por meio de ligações e SMS. Esses golpes são variações de um outro, já bastante conhecido pelas autoridades policiais, o ‘Golpe do Phishing’, que acontece quando os criminosos atraem às vítimas com informações falsas que as levam a realizar alguma ação, resultando em um grande prejuízo financeiro e perda de dados pessoais.

Conforme o delegado Reinaldo Figueira, titular da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos, no caso do ‘Vishing’, a pessoa recebe uma ligação para confirmar algumas informações. Para dar mais veracidade ao golpe, os infratores imitam a ligação de um Call Center de banco, ou instituição financeira.

Já o golpe conhecido como ‘Smishing’, ocorre por meio de um SMS, nele contém um link, com uma promoção imperdível, oferta de crédito, ou até mesmo relatando um falso sorteio de algo. Uma maneira de fraudadores conseguirem informações para usarem depois, segundo o delegado.

A recomendação da Polícia Civil do Amazonas é que caso o cidadão tenha sido vítima dos golpes, realize o registro de um Boletim de Ocorrência por meio da Delegacia Virtual, no endereço eletrônico: www.delegaciainterativa.am.gov.br, e faça o anexo das provas, como:prints, boletos falsos e outros documentos, necessários para que as investigações.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Mayara Viana – PC/AM