A capital segue, nesta quarta-feira (1º), com 36 pontos de vacinação abertos para atender o público que vai receber a segunda dose contra a Covid-19 e para as pessoas de 12 anos ou mais que ainda vão tomar a primeira dose.
Do total de pontos de atendimento, cinco são pontos estratégicos de grande fluxo (Sambódromo; Studio 5 Centro de Convenções; Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola; Clube do Trabalhador do Sesi-AM; e shopping Phelippe Daou e) e 31 são unidades de saúde da rede municipal. Todos funcionam das 9h às 16 h.
Nos pontos estratégicos e em outros nove locais (unidades de saúde Carmen Nicolau, Balbina Mestrinho, Sálvio Belota, Morro da Liberdade, Alfredo Campos, Amazonas Palhano, Leonor Brilhante, Leonor de Freitas e Deodato de Miranda Leão), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai disponibilizar primeiras e segundas doses (AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer).
Nas demais unidades será oferecida exclusivamente a segunda dose de AstraZeneca. A relação completa dos pontos de vacinação pode ser conferida no site da Semsa, diretamente pelo link https://semsa.manaus.am.gov.br/noticia/locais-de-vacinacao-covid-19/.
Quem for tomar a segunda dose deve ficar atento aos prazos entre doses, que permanecem os mesmos para os imunizantes da Pfizer (84 dias) e CoronaVac (28 dias), e foi reduzido para a vacina AstraZeneca, de 84 para 56 dias, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Os documentos necessários para os que vão completar o esquema vacinal são apenas um documento de identificação original, com foto, CPF e carteira de vacinação com o registro da primeira dose.
Já quem tem 12 anos ou mais e ainda não se vacinou deve ir a um dos pontos de oferta da primeira dose, levando documento de identificação original com foto ou certidão de nascimento, o CPF ou o Cartão Nacional do SUS, além do comprovante de residência que ateste moradia em Manaus. Os menores de idade só poderão ser vacinados se estiverem acompanhados de um responsável maior de 18 anos que, caso este não seja o pai ou a mãe, deve assinar uma declaração de responsabilidade.
A capital amazonense superou, nessa terça-feira (31), a marca de dois milhões de doses contra a Covid-19 aplicadas, desde o início da campanha de vacinação, em janeiro.
Fonte: Semsa
Fotos: Semcom