Após registro de 20 casos de ataques por morcegos hematófagos em comunidades rurais de Coari, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realiza até 11 de agosto, uma visita técnica na região para investigar ataques e capturar os animais.
A espécie de morcegos hematófagos se diferencia das outras por se alimentarem de sangue, podendo atacar tanto animais, quanto humanos, o que gera o risco de transmissão do vírus da raiva por meio da mordida.
A FVS-RCP recebeu o alerta sobre os ataques dos morcegos hematófagos por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas e com a Semsa/Coari, realizou o planejamento para a captura dos animais e suporte às pessoas que sofreram os ataques.
De acordo com a responsável pela ação, Ana Cristina Campos, os técnicos realizam o controle dos animais a partir da aplicação de uma pasta vampiricida. “Após o morcego hematófago ser capturado, é feita a aplicação de uma pasta anticoagulante no dorso do animal. Esse morcego será devolvido ao ambiente natural para interagir com outros que terão contato com a pasta e morrer”, esclarece Ana Cristina.
Dados sobre ataques
De janeiro a julho deste ano, 37 casos de ataques por morcegos foram notificados no Amazonas, enquanto no mesmo período do ano anterior foram 108 casos registrados, representando uma redução de 65%.
Municípios
Os municípios que mais notificaram ataques por morcegos no período de janeiro e julho deste ano foram: Manaus (10), Humaitá (8), São Gabriel da Cachoeira (6), Carauari (2), Coari (2), Urucará (2), Atalaia do Norte (1), Benjamin Constant (1), Fonte Boa (1) e Maués (1).
Fonte: FVS-RCP
Imagens: Divulgação