Surto de DTA após consumo de tucumã está controlado, diz FVS; uma criança está internada

Uma criança de 4 anos de idade continua internada em Manaus após ingerir tucumã supostamente contaminado. Segundo a Vigilância em Saúde – Drª Rosemary Costa Pinto, ela está fora de perigo. O irmão dela, de 8 anos, morreu sob suspeita da DTA (Doença Transmitida por Alimento). Eles são da Comunidade do Irapajé, a 40 minutos de Manacapuru. 48 pessoas são suspeitas de contaminação na comunidade e na sede do município. Ao todo, 23 moradores precisaram ser hospitalizados.

Segundo o gerente de vigilância Doenças Transmissíveis da FVS, Alexsandro Melo o surto está controlado. “Foi um surto controlado à medida que ele se originou na comunidade do Irapajé e que nós conseguimos rastrear os locais onde o fruto foi distribuído na cidade de Manacapuru. O surto está controlado, estamos trabalhando para identificar o que causou esse surto na comunidade”, diz.

Fonte da contaminação

Uma família colheu e consumiu o tucumã no café da manhã na própria comunidade, poucas horas depois as crianças relataram dores abdominais. Os sintomas agravaram e outras pessoas também passaram mal e procuraram o hospital local. Ainda não se sabe a fonte da contaminação.

O resultado dos exames ainda deve demorar cerca de 15 dias. As equipes de vigilância em Manacapuru e a atenção básica seguem acompanhando novas suspeitas. A FVS não recomenda que as pessoas deixem de consumir o tucumã. Mas antes de comer, alguns cuidados são essenciais, como lavar bem os alimentos e utensílios antes do consumo e manter os cuidados quando for descascar e manipular os alimentos.

Sintomas

Entre os sintomas de Doença Transmitida por Alimento estão náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia, falta de apetite e febre. A recomendação é buscar atendimento médico ao identificar esses sintomas.

Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar