A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) lança, de 22 a 26 de março, a campanha virtual “Um desafio para todos os tempos’’. A iniciativa é em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado anualmente no dia 24 de março.
A campanha busca sensibilizar a população por meio de informações sobre a situação epidemiológica da tuberculose no estado. A atividade também orienta sobre os principais desafios e consequências do enfrentamento à doença em meio à pandemia de Covid-19.
Conforme o diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, a tuberculose é a principal causa de morte entre os pacientes com HIV e os que possuem infecção pela doença relacionada à resistência antimicrobiana, que ocorre quando o tratamento para tuberculose é interrompido.
Devido ao cenário atual, as atividades da campanha serão realizadas de modo virtual. O curso de Educação a Distância para tuberculose está previsto para ser lançado no dia 24 de março. Os conteúdos serão disponibilizados na plataforma EAD da instituição.
Em 2020, o Amazonas apresentou 2.872 casos notificados de tuberculose. Deste total, 2.088 são em Manaus (72,70%) e os demais 784 (27,30%) no interior do estado. De janeiro a fevereiro de 2021, foram registrados 266 casos no estado, sendo 185 notificações em Manaus.
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Abrahão Graham/FVS-AM