Em 2020, as Polícias Civil e Militar retiraram mais de 2 mil armas de fogo de circulação, no Amazonas, conforme levantamento do Setor de Balística do Instituto de Criminalística. Por mês, foram apreendidas, em média, quase 190 armas pelas forças policiais.
De janeiro a novembro, uma em cada três armas apreendidas foi revólver. No período, 711 unidades foram recolhidas, o que corresponde a 34,7% das 2.050 apreensões deste ano. Na sequência, as pistolas aparecem com 385 unidades, representando 18,8% do total apreendido.
Conforme o Instituto de Criminalística, estes tipos de armamentos são os mais utilizados para a prática de crimes, como roubos, tanto pela facilidade do uso quanto pela facilidade de mantê-los escondidos.
Grosso calibre
Neste ano, cresceu o número de apreensões de armas de grosso calibre. Desde janeiro, foram 414 unidades recolhidas, um aumento de 10% em relação às 375 do ano passado.
Estão incluídas, neste comparativo, espingardas, rifles, submetralhadoras, carabinas e fuzis. As espingardas respondem por 15% do total de armas apreendidas, segundo o levantamento do IC, órgão ligado ao Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), da SSP-AM.
A população pode ajudar a polícia a tirar armas de fogo das mãos de criminosos através de ligações anônimas ao 181, o disque-denúncia da SSP-AM. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia em todo o Estado.
Fonte: SSP/AM
Foto: Divulgação